Capítulo 07
ORE COMO UM GOURMET – David Brazzeal
CAPÍTULO 7
GRATIDÃO
Lembrando-se do que Deus fez
“Se a única oração que você fizesse fosse de gratidão, seria o suficiente.”
― atribuído a Meister Eckhart
“Leitão percebeu que,
embora ele tivesse um Coração Bem Pequeno,
conseguia guardar bastante Gratidão dentro dele.”
― A. A. Milne, O Ursinho Pooh
Se anteriormente comparamos o louvor a uma salada, então a gratidão é a sopa. Salmo 100:4 nos encoraja a “entrar pelas portas dEle com gratidão, e em seus átrios com louvor; agradecei-O, e bendizei o Seu nome.” Louvor e gratidão caminham bem juntos, como uma sopa deliciosa e uma salada especial no almoço. No entanto, gosto de manter uma certa distância entre as duas até que se entenda e se aprecie plenamente cada uma separadamente. Enquanto o louvor foca exclusivamente em Deus e Seus atributos, a gratidão foca essencialmente naquilo que Deus fez. Um é objetivo, a outra é subjetiva.
Dar graças é talvez a ação de oração mais associada ao comer. Para alguns, talvez seja a única oração que façam, e talvez apenas uma vez ao ano, com a família toda reunida. Na verdade, há muitas oportunidades num dia para oferecer uma breve oração de gratidão, e muitos motivos para assim fazer.
Vamos começar com um pequeno exercício: Tente dizer em voz alta a palavra “obrigado”. Não importa onde você estiver. Em qualquer ambiente em que você estiver lendo este livro, você deve conseguir dizer pelo menos uma palavra em voz alta, baixinho o suficiente para que todos ao seu redor não pensem que você está maluco por “falar sozinho”. Ok? Então vamos lá… 3… 2… 1 – “Obrigado.”
Viu? Não foi tão ruim assim, né? Agora tente fazer isso de novo aumentando a voz um pouco? Desta vez, diga bem alto as palavras, “Te agradeço.” Pronto… 3… 2… 1… –Te agradeço!
Continue comigo, agora. Gostaria que você pensasse em alguém em sua vida por quem você é grato. Abaixe o livro e pondere por alguns segundos no “porquê” por trás desta sua gratidão por essa pessoa: o que fez, como te ajudou, como você se sentiu pelo que ela fez por você, como fez a diferença em sua vida. Agora com o pensamento desta pessoa em sua mente, diga de novo as simples palavras: –Te agradeço. Faça seu melhor para que estas palavras simples carreguem o verdadeiro peso de sua gratidão por aquela pessoa de quem você está se lembrando…
Sentiu isso? Se você prestou bastante atenção, é possível que você tenha experimentando algo bem de leve: uma ruga sutil no tecido espiritual ao seu redor, uma pequena ondulação no laguinho de sua alma, uma falha minúscula na matriz de sua vida.
O que exatamente acontece quando expressamos gratidão por algo? Não sei ao certo, mas algo certamente acontece! Aqui vai outro exercício, um dever de casa, que você provavelmente não consegue fazer agora. Nós todos nos sentamos pra tomar café ou comermos com alguém, só os dois, às vezes. Você sabe como é, certo? Quase sempre caímos naquela de fazermos reclamações sobre alguma coisa, falar que estamos chateados com alguém, nos gabamos da nossa nova aquisição e talvez, numa ocasião mais inspirada, sonhamos com o futuro. Você sacou a situação. Bem, na próxima vez que uma dessas conversas com um bom amigo vier a acontecer, espere o momento certe e fale o seguinte: —Sabe do que gosto em você?— Continue a expressar sua gratidão por esta amizade, fale de suas características positivas, algo específico com que te ajudaram no passado ou até mesmo o simples gesto de passarem tempo com você. Claro, seja verdadeiro e autêntico—não há necessidade de exagerar ou ficar piegas.
Observe o que acontece a seguir. Como esta atitude a fez se sentir? Mudou a dinâmica da conversa? Claro, exteriormente ela deve se sentir um pouco encabulada, estranha ou não-merecedora; mas quase sempre há algum sinal de que essa atitude a tocou profundamente. Noto um certo olhar nos rostos das pessoas quando são pegas de surpresa no bom sentido, e o olhar me diz (mesmo que eles não digam nada): —Tem ideia de quão raro é ouvir algo tão positivo sobre mim? — ou —Caramba, você não sabe quanto eu precisava ouvir isso hoje!
Agora, pense sobre como essa expressão de gratidão ao seu amigo te fez sentir. Com apenas algumas palavras bem colocadas, você elevou a conversa. Você levou a relação a um nível mais alto. É como se o boteco ao seu redor se transformou num elegante bistrô. Você injetou algo bom no mundo, algo que não estava lá antes. Se isto te faz sentir arrogante e auto-congratulador, então você está caminhando na direção errada. Mas quando a gratidão pura e simples te leva para um plano mais elevado, e se você continua vivendo assim, expressando sua gratidão por pessoas e coisas mais frequentemente, então você estará entrando num nível de vida mais larga, profunda e mais enraizada no que é espiritual.
Se este tipo de exercício de gratidão com um amigo tem consequências tão positivas, o mesmo poderá ocorrer em relação a Deus. Entende-se que Deus não é nada como nossos amigos que podem estar sedentos por um pouco de atenção, mas o processo é bem similar da nossa parte. Quando passamos algum tempo expressando nossa gratidão a alguém ou a Deus, algo acontece—algo acontece dentro de nós! Pra começo de conversa, nos impulsiona pra fora de nossas atitudes básicas de reclamar, querer, gabar, pedir, etc. Muda o foco da conversa, e alarga o ângulo das lentes para revelar uma imagem muito mais ampla. Suaviza nosso coração, traz leveza à carga que carregamos e foca naquilo que realmente importa na vida.
Há momentos na vida em que precisamos daquilo que só a gratidão pode nos oferecer. Às vezes, é tudo que temos, como a canja de galinha da mamãe quando estamos de cama, gripados. Há uma pequena frase do Novo Testamento com a qual cresci que diz assim: “em tudo dai graças…” (I Tessalonicenses 5:18). Superficialmente, parece legal e admirável, mas pode ser bem complicado quando se tenta ter gratidão por coisas que são simplesmente horríveis ou injustas ou cruéis ou devastadoras. Não há como ser grato por certas coisas que causam estragos nas nossas vidas ou na vida dos outros. Como você pode ter observado, qualquer um que tenta ser grato oferecendo banalidades Cristãs falsas acaba parecendo completamente ridículo.
Prefiro olhar este versículo por outro ângulo diferente, lembrando que não importa pelo que eu esteja passando, até mesmo a pior tragédia da minha vida, consigo encontrar coisas pelas quais posso ser grato—talvez apenas algo pequeno, como que focando no horizonte quando você se encontra num pequeno barco sendo chacoalhado pelo mar. Neste momento, olhar para aquele pedaço de terra firme imaginário é tudo que resta entre você e o enjôo que o mar te traz.
Então em meio ao desastre, colapso, cansaço, fiasco ou seja o que for, pare e reflita intensamente sobre momentos específicos do seu passado, até mesmo seu passado distante: aquele amigo que ficou ao seu lado, aquela pessoa que lhe ajudou de alguma maneira, aquela coisinha que aprendeu com seus pais, aquela habilidade especial que você sabe que tem… então agradeça por isto que você tem.
Este é um exemplo de como “receitas” ou “práticas” frequentemente ajudam a direcionar minhas orações. Há momentos em que eu não sei o que fazer, mas sei o que fiz antes e faço de novo. Há momentos em que preciso agradecer sem palavras. Há momentos em que eu penso que nem vou conseguir começar a expressar minha gratidão, mas posso fazer algo simples e aparentemente insignificante e, de alguma forma, para minha surpreendesa, sou levado a um plano diferente através de uma prática parecida com “joguinhos.”
Quando me preparo para expressar gratidão a Deus, creio ser de grande valia considerar duas dimensões diferentes:
1) Arrumar tempo para uma reflexão intencional e dar graças por coisas, pessoas, eventos e realizações específicos.
2) Encontrar maneiras que permitam que a gratidão transborde e encontre expressão no meu viver diário (por exemplo, encontrar formas concretas para expressar minha gratidão publicamente). Quando a reflexão sobre a gratidão se junta à demonstração da gratidão, elas se tornam uma combinação extraordinariamente poderosa.
Abaixo, estão listadas algumas amostras de ideias simples para injetar momentos significativos de gratidão nos seus momentos de oração.
REESCREVER UM SALMO: Gosto de reescrever o Salmo 136—sabe, aquele que repete a frase “Seu amor dura para sempre” (ou algo similar, dependendo da tradução) ao longo de todo o Salmo.
• Leia todo o Salmo na sua versão original.
• Volte e perceba que no verso 9 o autor começa a recontar a história do Êxodo.
• Então, comece do início. Leia em voz alta e devagar, pensando em cada palavra. Mas desta vez, ao chegar no verso 9, substitua frases da sua própria história (sua história pessoal de êxodo ou sofrimento ou até vitória) inspirando-se no estilo do Salmo: —Àquele que ________”— a cada vez repetindo e até mesmo “provando” a beleza desse refrão simples, “Seu amor dura para sempre.” (Acredito que dizer essas palavras em voz alta seja muito importante! A repetição contínua serve como um lembrete aos ouvidos do eterno e infindável amor de Deus.)
• Depois de fazer isto pelo tempo que desejar, volte ao final original do Salmo no verso 23 para fechar este momento.
Acho que você concordará comigo que esta prática seja um ótimo prato pro início dessa refeição— uma mistura saudável de louvor e gratidão.
Variação 1: Aqui vai algo pra você experimentar na próxima vez que for à praia: sente- se na areia onde você pode sentir as ondas te molharem repetidamente. Você não precisa de uma Bíblia. Recite frases de sua história pessoal. Tente fazer com que as repetições de uma frase da sua história, seguidas de “Seu amor dura para sempre,” sigam o ritmo das idas e vindas das ondas. Perceba que você estará na presença de três símbolos clássicos da “eternidade”: o mar, a areia e o céu. Absorva esse momento. Sinta-se purificado. Sinta-se curado. Sinta o todo. Sinta a presença de Deus.
POESIA SUPER SIMPLES: Faça uma lista de 4 coisas pelas quais você é grato, seguidos da palavra “obrigado” ou da frase “Eu Te agradeço” ou até mesmo da palavra “obrigado” em outras línguas.
Esposa amorosa: Obrigado Filhos saudáveis: Obrigado Pais que me apoiam: Obrigado Irmãos variados: Obrigado
Por minha vida – Eu Te agradeço Por minha casa – Eu Te agradeço Por meu emprego – Eu Te agradeço Por meu chamado – Eu Te agradeço
Comida: gracias Amigos: merci Família: thanks Diversão: danke
PEDAÇO DE SUA VIDA: Pegue um “pedaço” de sua vida—foque em um momento de transição, de confusão, de doença, de inspiração, de transcendência. Então comece a “agradecer” por ter passado por cada detalhe: as pessoas, os eventos, as decisões tomadas em momentos cruciais.
Libere-se para expressar sua gratidão como quiser no momento: fale, cante, desenhe, escreva, ande ou coma… quanto mais variedade, melhor (e mais interessante.)
Variação 1: Agradeça em silêncio por um pedaço de sua vida quando estiver comendo um belo pedaço de pizza… ou torta… ou bolo… ou…
Variação 2: Use a perspectiva do “pedaço de sua vida” para praticar vários outros tipos de oração. Por exemplo, pegue um pedaço de sua vida e ore bendizendo ou intercedendo pelas pessoas que vierem à sua mente naquele contexto.
GRATIDÃO COM O CORPO: Como você pode usar linguagem corporal para expressar sua gratidão a Deus? Braços bem abertos numa posição de receber seria a primeira a vir à mente. O livro Body Prayer (Orando com o Corpo) de Doug Pagitt e Kathryn Prill tem muitos exemplos ótimos. Aqui vai um:
Oração de Gratidão com o Corpo
“Fique em pé. Inicie esta postura ou pela cabeça ou pelos pés. Toque sua cabeça, olhos, mãos e pés (ou faça em ordem reversa). Quando tocar sua cabeça, olhos, mãos ou pés, envolva toda essa região do seu corpo com a sua mão . Deixe o calor ou frescor sair de suas mãos para aquela parte do seu corpo; fique tocando tanto quando achar necessário até sentir a interação entre sua pele tocando sua pele, músculos atuando com músculos, células interagindo na formação de seu corpo. Se você fez sua oração viajando pelo seu corpo de baixo para cima, agora viaje de cima para baixo—ou vice- versa. Agradeça a Deus pelo dom da vida e pelas oportunidades de participar da contínua história de Deus. Senhor, nesta oração, Te agradeço por meu corpo.
Que eu use todas as habilidades de minha cabeça para Te adorar, Que eu veja as vidas através das quais Tu ages neste mundo,
Que minhas mãos continuem Tua história de criação,
Que eu ande nos caminhos que Você estabeleceu.
Por este corpo, eu oro.”
(Tradução livre do Texto supramencionado)
O LISTÃO: Pegue um pedaço grande de papel. Pode ser um bloco básico ou um lindo papel feito à mão. Comece fazendo uma lista aleatória de pessoas por quem você é grato. Gosto de fugir do sentimento de escrever tudo bonitinho numa linha; ao invés, escrevo os nomes em todas as direções por toda a página. A ideia é preencher toda a página, assim como também seu coração, com gratidão. Nome após nome após nome—diga “obrigado” ou “te agradeço” em voz alta a cada nome que você escrever. Comece com pessoas de sua infância e venha até o momento presente. Não deixe de escrever até encher a página. Faça um esforço de lembrar até daquelas pessoas que parecem insignificantes que você quase esqueceu e daquelas que te ofereceram apenas uma pequena gentileza.
LEMBRAR, LIBERAR, ALEGRAR: Essa ideia veio a mim enquanto olhava pela janela do avião—um daqueles momentos em que eu não somente me sinto suspenso no espaço, mas também parece que o tempo parou.
Lembrar:
• Lembre-se de um relacionamento no seu passado, trazendo de volta memórias especiais, e expresse gratidão por isso.
• Pense numa amizade do presente pela qual você é grato; pense na alegria que isso te traz por um momento.
• Imagine uma amizade futura que você poderá ter ou espera ter e seja grato adiantadamente por isso.
Liberar:
• Traga à mente uma memória triste do passado e conscientemente comece a liberar a dor associada àquela memória.
• Pense em algo negativo em sua vida atual e se imagine soltando-o.
• Pense numa preocupação que você tem sobre envelhecer e imagine isso se dissolvendo no ar.
Alegrar:
• Lembre-se de algo de que se orgulhe do seu passado e imagine uma forma de celebrar isso adequadamente.
• Reconheça a importância de uma atividade que está fazendo neste momento em sua vida e se alegre pelo fato de que você é maduro o suficiente para empreender nisso.
• Desenvolva um plano de secretamente ajudar/abençoar alguém num futuro próximo só por causa da alegria que isso te trará.
GRATIDÃO ANTES DE DORMIR: Inspirado pelo livro Simplicidade e Plenitude, de Sarah Ban Breathnach.1 Um pouco antes de ir dormir, escreva num caderno especial cinco coisas pelas quais você é grato neste dia que passou. Sarah enfatiza a importância de escrever ao invés de simplesmente pensar no que se passou.
SUA VEZ: Invente uma nova forma de expressar sua gratidão: um sinal com um movimento de mão ou movimento corporal para fazer, mesmo em público, como sinal de sua gratidão; um cofre-porquinho, um pote ou uma caixa bonita de gratidão, que você abrirá apenas após enchê-lo completamente com pedaçinhos de papel cheios de gratidão; crie seu próprio mantra ou canto gregoriano de gratidão; faça uma coleção de objetos da natureza que você recolheu em parques, nas suas caminhadas ou do seu quintal, representando vários objetos da sua gratidão… Agora é a sua vez.
1 Sarah Ban Breathnach, Simplicidade e Plenitude: Um Diário do Bem Estar e da Alegria (Ediouro 2000)

